quinta-feira, julho 06, 2006


EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão já é reconhecida de a criação da UnB. No entanto, o que se vê no cotidiano universitário desde esse período é a influência da linha ideológica do mercado sobre a pesquisa em detrimento da extensão, evidenciado na falta de financiamento governamental e de apoio institucional a atividades extensionistas. Infelizmente, desenvolver projetos sociais que correspondam a demandas sociais brasileiras nem sempre proporciona status de reconhecimento científico. Assim, a extensão é percebida muitas vezes como atividade protocolar, com a qual a comunidade acadêmica não se identifica.

Por outro lado, historicamente, percebe-0se que uma prática de extensão assistencialista, em que atividades são promovidas sem ação contínua, gerando vínculos de dependência da comunidade com relação à universidade e que muitas vezes ocupa lacunas deixadas pelo governo, não cumpre a responsabilidade social da universidade e daquele por ela formados. Para além de imposição de saberes em uma tentativa de “domesticação” de pessoas, a extensão deve ser ato de comunicação. É encontro dialógico em que as pessoas da comunidade e da universidade são entendidas como “seres-em situação”, na construção conjunta de emancipação e empoderamento social, que traz a sabedoria dos povos em exclusão, marginalizados pela primazia e dominação da elite sócio-econômica.

Na tensão entre a elaboração de políticas públicas viáveis e a falta de incentivo institucional, os estudantes podem encontrar seu espaço de ação. Um exemplo disso, foi a recente aprovação do crédito de extensão na UnB, uma conquista dos estudantes da universidade. Propostas:

- Atuação junto a instâncias institucionais da UnB como os Decanatos de Graduação, Extensão e Reitoria visando à implementação e ao apoio de projetos extensionistas de ação contínua;

- Parceria com movimentos sociais e estudantis vinculados à extensão universitária como o Extramuros;

- Atuação visando ao acompanhamento da implementação do crédito de extensão.

Nenhum comentário: