quarta-feira, julho 05, 2006


ESPORTE, ARTE E CULTURA

Apesar das dificuldades de organização do movimento estudantil este sempre foi uma excelente forma de reunir e socializar os estudantes em torno do esporte, da arte e da cultura. O estudante sofre cada vez mais com a redução de espaços de convivência e restrição de festas ao Centro Comunitário. A falta de políticas de esporte, arte e cultura podem ser percebidas tanto na universidade quanto no resto do país o que causa uma crescente alienação em torno de relações virtuais (Orkut, Msn, Icq, Mirc) e da mídia massificante além do isolamento do estudante no seu semestre e na sua realidade. A diversidade cultural da universidade, as diversas visões de mundo, de credo, de moral, de vida trazem uma importante contribuição na formação de qualquer profissional qualquer que seja a área.
Esporte e lazer:
O esporte universitário não integra os estudantes já que reproduz a lógica da competição a e desconsidera os estudantes que não sabem jogar. Os jogos internos da UnB é um espaço para poucos e tem pouca contribuição dos estudantes.
- A promoção de festivais, como alternativa ao esporte competitivo, valoriza a participação do estudante e sua vivência com outros estudantes, de outros cursos e semestres.
- A utilização do ginásio em horários livres assim como das demais estruturas do Centro Olímpico cria alternativas para valorizar o esporte na universidade.
Arte e cultura:
A discussão de arte e cultura na Universidade deve ir muito além da promoção de eventos. A restrição de espaços para atividades artístico-culturais, a falta de incentivos cria no ambiente universitário um gueto (Instituto de Artes) onde se produz e ao mesmo tempo se aprecia arte. Em consequência disso a universidade reproduz a mesma postura da Os eventos promovidos pelos estudantes e departamentos de artes ficam limitadossão na maioria das vezes mais apreciados pela comunidade externa do que internarecebem pouco incentivo por parte da reitoria e Há na UnB diversos espaços de eventos a universidade não disponibiliza espaços para eventos de artes Cabe a um Diretório Central dos Estudantes lutar por diversos espaços de convivência e não sua restrição o que envolve a participação dos Centros Acadêmicos e dos demais estudantes. Essas são algumas das possibilidades de um debate amplo e ilimitado no que tange a diversidade cultural estudantil.
- Lutar pela revitalização do teatro de arena como espaço para promoção de festas e outros eventos

- Promover gincanas esportivas entre os Centros Acadêmicos
- Fomentar as iniciativas dos CA’s de recepção dos calouros dos centros acadêmicos, promover as iniciativas de recepção dos ca’s
- Incentivar o uso de transportes alternativos no campus, ciclovia
oficinas culturais p/ integração dos estudantes
- Festivais de artes

Nenhum comentário: