domingo, março 11, 2007


Moção de repúdio à diretoria do DCE-UnB

Vimos por meio desta moção manifestar nosso repúdio face ao descaso da atual gestão do Diretório Central dos Estudantes da UnB pelo fato de não ter ainda regularizado junto à Reitoria da UnB a indicação dos novos representantes discentes eleitos, desde julho de 2006, para os Conselhos Superiores da Universidade.

1. Paralelamente à última eleição para a diretoria do DCE-UnB, ocorreu a eleição dos representantes estudantis para os três seguintes conselhos da Universidade: Conselho Universitário (CONSUNI), Conselho de Administração (CAD) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

2. Diferentemente da diretoria da entidade, escolhida em eleição no sistema majoritário (a chapa que tiver mais voto, assume toda a gestão), a eleição dos representantes estudantis é feita pelo sistema proporcional (cada chapa indica um número de representantes proporcionalmente ao número de votos que obteve).

3. A diretoria eleita para o DCE-UnB (Chapa “Paratodos”), de acordo com suas obrigações enquanto diretoria da entidade, havia o compromisso de encaminhar imediatamente logo após a sua posse os nomes dos representantes estudantis eleitos e regularizar a situação dos mesmos junto à Reitoria da UnB. Essa obrigação da diretoria sempre esteve bastante explícita para todas as chapas e para a comissão eleitoral. Para isso, primeiro cada chapa deveria indicar seus representantes discentes. Tarefa que foi realizada por todas as cinco chapas até agosto de 2006.

4. Passados sete (7) meses da eleição e cerca de (6) meses que já foram indicados os nomes, a diretoria do DCE-UnB ainda não encaminhou à Reitoria os nomes que há muito já lhe foram repassados.[1]

5. Esse descaso tem feito com que os milhares de estudantes da Universidade de Brasília estejam nos últimos sete (7) meses sem usufruir dos já poucos espaços de representação a que tem direito nos conselhos superiores da UnB.

Diante do exposto, exigimos da diretoria do DCE-UnB uma imediata resolução desse problema. Essa moção faz necessária na medida em que diretores DCE-UnB já foram cobrados mais de uma vez para resolver esse problema e até agora não resolveu.


Brasília-DF, 06 de março de 2007

Assina esta moção:

- Movimento Instinto Coletivo

- Comitê de Luta Contra a Reforma Universitária do Distrito Federal

- Juventude do PSTU

[1] A negligência da diretoria do DCE-UnB foi confirmada ao se ligar para a Secretaria de Órgãos Colegiados da Reitoria no dia 26 de fevereiro de 2007 e se constatar que até então não havia nenhum nome encaminhado pelo DCE-UnB ainda.

Nenhum comentário: