quinta-feira, julho 16, 2009

Instinto Coletivo saúda o 29º ENEPe




Caras ENEPianas,

Primeiramente parabéns por participar do 29º ENEPe, um espaço onde muitas questões referentes ao seu curso serão abordadas. No encontro, você terá contato com temáticas estudadas somente em encontros do movimento estudantil, como Reforma Universitária e FUNDEB. Também no ENEPe você terá contato com diversas culturas, representadas nos mais diferentes estados brasileiros, bem como de estudantes que participam de diversos movimentos sociais (coletivos negros, GLBTTT, partidos políticos, religiosos, MPL, MST etc). Aproveite para aumentar o seu círculo social além do ORKUT!


O Movimento Instinto Coletivo é um grupo independente que nasceu da ocupação da reitoria da UnB em novembro de 2005. Lutamos em rede com os movimentos sociais, da educação básica, da democratização da comunicação e contra as opressões. Atuamos dentro da UnB, tendo participado de uma gestão de DCE (Nada será como antes – Nov/2006-mar/2008), mas também fora dela, em executivas de curso e mobilizações populares.

Uma discussão que está na pauta do movimento estudantil é a sua representatividade nacional. De um lado existe a UNE (União Nacional dos Estudantes), que hoje funciona como um anexo do Ministério da Educação, sem nenhuma independência do Governo Federal. Do outro, a ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes – Livres), que é igualmente centralizada e sem capilaridade entre os CAs e estudantes em geral. Por isso somos um coletivo que se organiza por fora da UNE e da ANEL.

Acreditamos que o movimento estudantil deve ser construído pela base e não por vanguardas que dizem representar os estudantes, mas representam apenas a si mesmos, governos ou reitorias. Assim, são as Executivas de curso que têm maior capilaridade para lidar com os problemas cotidianos de cada curso, pois não estão viciadas em somente uma força política em sua direção e, mais que isso, tem contato permanente com as entidades de base, como os Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos.

O Movimento Instinto Coletivo deseja à todas participantes do 29º ENEPe um ótimo encontro e que todo o aprendizado se transforme em militância para a melhoria de suas condições acadêmicas e posteriormente profissionais, mas sem esquecer que nosso retorno deve se dar sobretudo à sociedade brasileira, que em sua grande maioria desconhece a universidade e quiçá pode pagar por ela.

Saudações de luta!!!


Contatos:

Rafael Ayan – (61) 93336810 Raoni Japiassu – (61) 84406099
Rosa Mara – (61) 92294876 Danilo Silvestre – (61) 92218423
instintocoletivounb@gmail.com









Nenhum comentário: