quinta-feira, junho 18, 2009

Moção de apoio aos estudantes do IESB



O Movimento Instinto Coletivo torna público o seu apoio aos estudantes do IESB, que estão em luta por melhores condições de ensino e contra a demissão sumária de 69 professores dessa instituição. Desde 2007 a direção da instituição sabia das condições necessárias para se tornar um Centro Universitário e, mesmo assim, não fez nenhum programa de incentivo para que os professores cursassem mestrado e/ou doutorado, preferindo demiti-los a investir em suas formações.

É sabido também que o Movimento Estudantil é duramente reprimido dentro dessa faculdade e que nela existe um DCE de fachada e que serve aos interesses da direção da faculdade. Desde já deixamos claro que somos a favor da existência de um DCE legítimo dos estudantes e nos colocamos à disposição para auxiliar na criação do Diretório Central dos Estudantes do IESB e dos Centros Acadêmicos dos cursos que tiverem interesse.

Temos a certeza de que com consciência, mobilização e muita ação coletiva os estudantes desse país se fazem ouvidos. Foi assim no ano de 2007, onde diversas reitorias de universidades públicas e particulares foram ocupadas, sendo a da USP a de maior repercussão. Foi assim também em 2008, onde diversos estudantes se mobilizaram em torno de mais democracia e transparência nas universidades, onde a ocupação da UnB ganhou destaque quando os estudantes derrubaram o então Reitor. E 2009 será mais um ano de lutas, onde a USP, a UnB e, agora o IESB, demonstram que os estudantes devem ser ouvidos e ter seus direitos respeitados.


MOVIMENTO INSTINTO COLETIVO



“O Homem Coletivo sente a necessidade de lutar”
(Chico Science)


Um comentário:

ortegal disse...

É bom ver o pessoal de uma faculdade privada reivindicando. Infelizmente essa coisa de pagar pra poder ter uma profissão acaba gerando uma noção utilitarista da educação: "eu to pagando pra me formar naquela profissão, então é isso que eu vou aproveitar naquele lugar", sendo que educação é muito mais que isso, e vivência do período universitário também. Força aí pro pessoal do IESB! A luta em si já é vitória!