sexta-feira, novembro 14, 2008

Novo reitor da UFV recebe MST em cerimônia de posse .
.
Com muita alegria, orgulho e entusiasmo, o MST participou nesta quarta-feira (11/11) da cerimônia de posse do novo reitor da UFV (Universidade Federal de Viçosa), o professor Luiz Cláudio Costa.
.
No auditório da universidade estiveram presentes cerca de 900 convidados. Na tribuna de honra, pela primeira vez na história de uma universidade reconhecidamente marcada por seu cunho elitista, um representante dos movimentos sociais, o MST.
.
"Precisamos agora equilibrar o debate dentro da UFV, porque o MST está aqui”, pronunciou Luiz Cláudio em seu discurso de posse. "São 82 anos de dívida com os movimentos sociais" e prosseguiu, "fiquei sabendo que existem mais de 40 universidades no Brasil que têm cursos junto com o MST, ou seja, estamos atrasados. Eu quero um curso do MST aqui. Queremos recuperar o atraso da universidade e firmar uma parceria com o movimento. Queremos fazer um curso de agronomia para os filhos e filhas dos trabalhadores Sem Terra. (...) Fui convidado pelo MST para visitar os assentamentos que conquistaram ao longo de sua história de luta. Hoje são mais 350 mil famílias assentadas, pude ver a grande dívida do Estado brasileiro para com estas famílias e das instituições públicas de ensino, por isso peço licença e saúdo o MST em nome de todos os convidados aqui presentes”.
.
A UFV é reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência nos cursos das Ciências Agrárias. É também conhecida como espaço dos filhos da elite agrária e do agronegócio deste país. Por isso mesmo, para Vanderlei Martini, da direção nacional do MST, uma cerimônia como esta se torna algo de extrema importância. "Hoje, o MST é reconhecido nesta comunidade acadêmica e rompe com mais esta barreira histórica", diz Martini.

Nenhum comentário: